Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo
Shutterstock

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo é uma combinação que ocorre com mais frequência do que imaginamos. Isso porque os testes de gravidez de farmácia e os exames de sangue utilizados para diagnosticar a gravidez agem pelo mesmo principio: a detecção de um hormônio chamado gonadotrofina humana, o hCG. Como apenas a fração beta do hormônico é dosada, o exame sanguíneo chama-se beta hCG.

Leia também:
Estou grávida e agora?
Entendendo seu corpo: período fértil
Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

Este hormônio começa a ser produzido cerca de oito dias após a fecundação, exatamente após a implantação do óvulo no útero e sobe rapidamente até a 10ª semana de gestação, quando cai e se estabiliza. A concentração de hCG na urina é menor do que no sangue e nas primeiras semanas de gestação pode não ser detectada pelo teste de farmácia, apresentando bhgc negativo. Já o exame de sangue identifica o hormônio em quantidades mínimas.

A ocorrência de um pequeno sangramento durante a implantação do embrião no útero é possível e ocorre cerca de catorze dias após a fertilização, período que pode ser confundido com a época da menstruação.

O diagnóstico precoce da gravidez é importante para iniciar o pré-natal, controlar a pressão arterial e os níveis de glicose. Além disso, o reconhecimento da gestação previne a mulher quanto à ingestão de álcool e medicamentos que possam ser danosos ao feto.

Sintomas de gravidez 

Atraso menstrual
Náuseas e vômitos
Seios doloridos e inchados
Cansaço e diminuição da resistência física
Urina frequente

×
Faça do Bolsa de Bebê
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter