Homens engordam mais de 10 quilos após nascimento do filho
Crédito: Shutterstock

Marianna Feiteiro
Do Bolsa de Bebê

Não são só as mães que lutam contra a balança depois de terem bebê. Um recente estudo britânico revelou que os homens também ganham de peso após tornarem-se papais, especialmente no nascimento do primeiro filho.

Leia também:
Autoestima na gravidez
Voltando à forma: controlando a boca nervosa
Pai: pelo direito de ser coruja

Dos dois mil pais que participaram da pesquisa, cerca de 60% estava acima do peso. Em média, eles engordaram 10,4 quilos após o nascimento do bebê. Falta de tempo para exercitar-se, consumo elevado de fast food e noites sem dormir são as principais razões que levaram os novos papais a ganharem quilinhos extras.

O estudo revelou ainda que a chegada do filho os deixou muito cansados. Cerca de 40% se disseram incapazes de ajudar nas tarefas domésticas porque estão sempre exaustos, 25% admitiram tirar cochilos no meio do dia e 20% confessaram ter pegado no sono enquanto liam para o filho.

Os pesquisadores alertam para o fato de a unidade familiar estar sendo prejudicada como resultado desse fenômeno. Segundo eles, muitos pais se disseram esgotados ou cansados demais para brincar com os filhos. Um em cada três ainda ressaltou que pressão financeira e receios em relação à estabilidade no emprego também contribuem para o modo de vida estressante do pai moderno.