Zumbido no ouvido na gravidez: o que é?

A causa costuma ser simples, mas é preciso ficara atenta a outras complicações
por Marina Lopes

Marina Lopes

Do Bolsa de Bebê

No primeiro trimestre da gestação, algumas mulheres reclamam de ouvir zumbidos constantes. Embora na maioria das vezes a causa não seja séria, é fundamental procurar o médico responsável pelo pré-natal assim que surgir o sintoma para a realização de uma avaliação clínica.

Leia também:

Dicas para organizar o chá de bebê

Dez dicas para dormir bem durante a gravidez

Nutrientes essenciais na gestação

“A causa mais comum está relacionada ao acúmulo de cera que forma um tampão cerumoso no ouvido. Mas há outros motivos mais importantes como infecções, alteração da pressão arterial, tumor, diabetes ou problemas de tireoide”, explica o ginecologista do Hospital Assunção, Dr. Luis Henrique Silva.

De acordo com o médico, na maioria das vezes o zumbido é transitório causado por acúmulo de secreção de cerúmen, contudo, apenas exames detalhados feitos por um otorrinolaringologista podem descartar algo mais grave.

Causas

Zumbidos nos ouvidos são um dos sintomas da pré-eclâmpsia, mas nunca vêm sozinhos, por isso, é preciso ficar atenta a outros sinais, como inchaço, dor de cabeça forte, alteração visual e dor na região de estômago. “O aumento dos níveis pressóricos do organismo pode realmente resultar em zumbidos”, esclarece o médico.

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box