Benefícios da hidroginástica na gravidez

Atividade física diminui as dores ao longo da gestação e na hora do parto
por Laís Peterlini

A gravidez é um momento mágico na vida da mulher, contudo essa fase pode significar o surgimento de algumas dores no corpo típicas da gestação. Para aliviar e até mesmo evitar esses desconfortos é indicado que as futuras mamães pratiquem exercícios físicos e a hidroginástica é considerada uma das atividades mais completa já que trabalha todos os músculos do corpo, alivia o estresse e melhora o condicionamento físico.

Leia também

Veja quais exercícios que amenizam dores da gestação

Evite dores nas costas e nas pernas na gravidez

Desvende a gravidez semana a semana

Segundo o professor de hidroginástica da Academia Água e Movimento, no Rio de Janeiro, exercícios realizados na água são benéficos porque o impacto sobre as articulações é menor. “A água também diminui a percepção do peso e melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a reduzir o inchaço”, explica.

Praticar hidroginástica durante a gravidez reduz a dor na hora do parto Crédito: Shutterstock Praticar hidroginástica durante a gravidez reduz a dor na hora do parto
Crédito: Shutterstock

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gestantes que praticam hidroginástica suportam melhor a dor durante o trabalho de parto. A pesquisa sobre hidroginástica na gravidez acompanhou 78 grávidas divididas em dois grupos: um sedentário e o outro que se exercitava por meio de exercícios na água. Das que realizaram parto normal, 65% do grupo sedentário solicitou analgésicos contra apenas 27% do outro grupo.

É importante ressaltar que apesar dos benefícios da hidroginástica, como qualquer outra atividade física durante a gestação, ela deve ser liberada pelo médico. Em geral, as futuras mamães são liberadas a partir do terceiro mês.

Assista também a uma aula de hidropilates e conheça os benefícios para a saúde da gestante:

 

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box