4ª semana de gravidez: mudanças sutis começam em seu corpo

Essa fase é importante para o bebê: começa a formação do tubo neural
por Redação Bebê

O embrião está na sua segunda semana de vida e ainda é muito pequeno. Mede em torno de 0,036 a 1mm. Apesar de pequeno, mudanças importantes estão ocorrendo. A placenta - fundamental na manutenção da gravidez nos primeiros meses e responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê - está em formação, assim como as redes vasculares que farão sua conexão com o organismo da mãe. Essa também é uma fase importante na formação do tubo neural, onde se desenvolverá o sistema nervoso central do futuro bebê.

Até a 8º semana é a fase de formação de todos os órgãos, o que chamamos de organogênese ou embriogênese. É nessa época que acontecem os maiores riscos de má formação, principalmente quando a mulher é exposta a fatores como radiação, álcool, fumo, drogas, entre outros.

Mudanças no seu corpo: a menstruação está sendo aguardada a qualquer momento, mas você ainda não sabe que está grávida. As mudanças no corpo ainda são muito sutis: os seios podem ficar um pouco doloridos e os enjôos podem começar a aparecer.

Leia também: 

Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê

Entendendo seu corpo: período fértil

Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

As 10 maiores dúvidas sobre ovulação

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box