38ª semana de gravidez: atenção aos sinais!
Crédito: Shutterstock

Com 38 semanas o bebê está bem madurinho para nascer. A maioria nasce até completar 40 semanas, mas ainda pode esperar até a 42º, desde que o seu bem-estar seja muito bem monitorado pelo médico.

Algumas modificações ainda estão ocorrendo em alguns órgãos como o sistema nervoso central: os neurônios estão completando sua mielinização, deixando o sistema de condução dos estímulos nervosos mais maduro e aumentando a carga de informações que chegam ao cérebro, o que será muito importante na sua vida fora da barriga da mamãe.

O intestino tem as fezes formadas a partir dos resíduos do líquido amniótico que ele engoliu durante a gravidez. Sua cor é verde escura, de consistência pastosa. É o chamado mecônio.

Ele agora está com aproximadamente 3.100g e mede 47cm.

Mudanças no seu corpo: é muito importante que você saiba reconhecer os sinais indicadores de que chegou a hora de ir para a maternidade: presença de contrações uterinas ritmadas, duas a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos a 1 minuto; rotura da bolsa das águas, com saída de líquido amniótico que “escorre” pela perna ou sangramento vaginal anormal.

Não é necessário que tudo isso aconteça ao mesmo tempo. Basta um deles estar presente que já é motivo para você falar com o médico. Não fique sentindo nada de diferente sozinha!

Leia também:
Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê
Entendendo seu corpo: período fértil
Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

×
Faça do Bolsa de Bebê
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter