33ª semana de gravidez: fique atenta à movimentação de seu bebê

Você começa a ficar cansada, com dores nas costas e pernas
por Redação Bebê

Agora, ele pesa aproximadamente 2kg e sua medida total é de aproximadamente 43cm. Nessa fase, ele começa a assumir a posição que vai nascer. A maioria dos bebês nasce em apresentação cefálica, ou seja, com a cabeça virada para baixo e encaixada da pelve da mãe. Ele continua bastante ativo e se mexendo bastante, apesar do seu espaço reduzido.

É muito importante que você fique atenta à movimentação do seu bebê. É normal ela alterar períodos em que se mexe bastante com outros de calmaria. Afinal, ele também tem que descansar! Mas se você notar que ele está quietinho demais ou ficar mais de 4 horas seguidas sem se mexer fale imediatamente com seu médico.

Mudanças no seu corpo: para muitas mamães, esse final de gravidez é interminável. Dores nas costas, nas pernas e sensação de peso na barriga podem estar presentes. Até para andar pode ficar mais difícil e os seus movimentos acabam sendo mais lentos e leves do que de costume. Algumas mamães referem sentir pontadas por dentro da vagina, como se o bebê estivesse "cutucando". Essa sensação muitas vezes acontece pela compressão do útero nos plexos nervosos da região interna da vagina e é um sintoma relativamente comum. De qualquer forma, não deixe de falar sobre isso com seu médico na próxima consulta!

Leia também: 

Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê

Entendendo seu corpo: período fértil

Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

As 10 maiores dúvidas sobre ovulação

Categoria:

Leia também: