30ª semana de gravidez: ele cresce rápido!

Seu bebê pode dormir de dia e ficar acordado de noite
por Redação Bebê

A quantidade de líquido amniótico existente é suficiente para proteger o feto de choques e para que ele não se sinta muito apertado dentro da barriga da mãe. Apesar disso, ele continua a produzir o líquido, que chegará ao seu volume máximo com 34 semanas de gestação.

Com 30 semanas, o feto é bem ativo, se mexendo bastante e alternando períodos de sono e vigília. Muitas vezes, ele dorme de dia e acorda de noite, o que às vezes atrapalha o sono da mãe.

O crescimento e desenvolvimento cerebral seguem em ritmo acelerado, o que é acompanhado pelo crescimento da cabeça. Nessa fase, praticamente todos os fetos reagem aos sons.

Ele agora pesa em torno de 1.360g e está medindo 38cm (medida total).

Mudanças no seu corpo: você poderá começar a se queixar de dores na barriga, principalmente quando o bebê se mexe. Isso é comum, uma vez que o espaço dele está se tornando cada vez menor e daqui a pouco estará na hora dele vir ao mundo! Muita atenção com a sua alimentação, pois a necessidade nutricional do feto no terceiro trimestre é muito alta, mais ainda de ácido fólico, ferro, vitamina C e cálcio. O terceiro trimestre é fundamental para a estruturação dos ossos do futuro bebê e amadurecimento do cérebro, pulmões e músculos.

Leia também: 

Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê

Entendendo seu corpo: período fértil

Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

As 10 maiores dúvidas sobre ovulação

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box