16ª semana de gravidez: ele começa a se mexer!
idade-ovario-gravidez

A sua medida da cabeça ao bumbum pode variar de 108 a 116mm e deve estar pesando em torno de 80g.

As impressões digitais dos pés e das mãos começam a se formar; as unhas estão bem formadas e as pernas e os braços, mais longos. As pernas, inclusive, estão maiores do que os braços. A musculatura facial está mais desenvolvida e o feto pode começar a fazer caretas. Os batimentos cardíacos podem ser identificados com o uso do sonar ou com o estetoscópio de Pinnard, utilizados durante a consulta pré-natal. A partir dessa semana você poderá começar a sentir os primeiros movimentos do seu bebê!

A placenta está totalmente formada e assume integralmente o papel de nutrição e oxigenação do feto. Agora ela vai crescer e se especializar ainda mais nessas funções.

Se o feto for uma menina, os ovários já estarão na pelve, com todos os óvulos que ela terá durante toda a vida. Na época do nascimento, eles são quase 1.000.000 e a menina começar a menstruar serão em torno de 300.000 a 400.000.

Mudanças no seu corpo: a barriguinha está bem aparente; você ainda pode sentir os seios mais sensíveis, inchados e observar que a aréola está maior e mais escurecida, assim como o mamilo (o bico do seio) . Os enjôos devem ter passado, mas cuidar da alimentação continua sendo fundamental para evitar azia, má digestão e aumento do peso. Esse também é um bom momento para você começar a reeducar sua posição para dormir. A posição ideal é a de lado, sobretudo do lado esquerdo. Assim você ajuda a melhorar o fluxo de sangue para o bebê e a diminuir aquela terrível sensação de falta de ar, quando se está deitada de barriga para cima.

Leia também:
Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê
Entendendo seu corpo: período fértil
Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

×
Faça do Bolsa de Bebê
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter