14ª semana de gravidez: os primeiros fios de cabelo

O comprimento do bebê da cabeça ao bumbum pode variar de 80 a 93mm e seu peso é de quase 25g. A essa altura do seu desenvolvimento os olhos estarão fechados, recoberto pelas pálpebras. As orelhas estão na posição correta, ao lado da cabeça; o pescoço continua a tomar uma forma mais alongada; as sobrancelhas estão aparecendo, os cabelos começam a nascer; o corpo é recoberto por uma pelugem - chamada lanugem - que mais tarde assumirá a função de proteção, na forma de pêlos.

Os membros inferiores se alongam e os órgãos internos também amadurecem, com o início do funcionamento da glândula tireóide, que produzirá os hormônios responsáveis por nosso metabolismo. Nos bebês do sexo masculino, aparece a próstata e nas meninas aparecem os ovários.

Mudanças com seu corpo: a barriguinha começa a ser notada. É hora de começar a dar preferência para as roupas mais confortáveis, que não limitem seus movimentos. Embora você ainda não tenha chegado nem na metade do final da gravidez, seus seios estão se preparando para a amamentação e a podem começar a produzir uma secreção mais esbranquiçada, o colostro. Lá na frente, você verá o quando ele será importante para a alimentação e proteção do seu bebê nos primeiros dias de vida, antes da descida do leite.

Leia também: 

Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê

Entendendo seu corpo: período fértil

Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom

As 10 maiores dúvidas sobre ovulação

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box