Cardápio para lanche das crianças
cardapio-receitas-lanche-escolar-saudavel

Durante as férias as regras alimentares costumam desaparecer e as crianças aproveitam esse período para comerem algumas guloseimas e em horários diferentes. Mas com a volta às aulas e a nova rotina, é importante que haja uma reeducarão. Preparar uma lancheira nutritiva e variada garante que os filhos se alimentem bem e com saúde. “A alimentação saudável é importante para o desenvolvimento de qualquer criança, mas liberar uma guloseima uma vez na semana não faz mal algum e estimula a criança a seguir o cardápio”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Leia também:
Para ser saudável, lancheira deve refletir alimentação de casa
5 dicas de alimentação saudável para crianças
Cuidados com material escolar na volta às aulas

Para montar uma lancheira saudável durante toda a semana, ele ensina algumas receitas. Além de garantir uma boa alimentação, a prática ajuda também a ter uma organização e otimização do tempo, ideal para pais que passam longo período do dia fora de casa. “Tente fazer desse um momento de interação com o filho, mostrando a ele que suas vontades e opiniões também são importantes”, sugere.

Cardápio de lanche escolar para uma semana

Segunda-feira: prepare um sanduíche com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte, acompanhado de água de coco em caixinha ou sucos naturais.

Terça-feira: para variar, prepare uma salada de frutas divertida, com três tipos de frutas da época e meio copo de suco de laranja.

Quarta-feira: aposte em um beirute do bem, preparado com uma colher (sobremesa) de cream cheese, uma fatia de peito de blanquet de peru, uma fatia de pão sírio integral, uma colher (sobremesa) de cenoura ralada, uma folha de alface e duas folhinhas de rúcula picada. Aproveite o dia para liberar um doce ou refrigerante à escolha da criança.

Quinta-feira: prepare o lanchinho de marguerita com uma fatia de pão de forma integral, uma fatia média de queijo branco, uma fatia de tomate picado e uma pitada de orégano e manjericão. Essa opção combina com água de coco, que pode ser natural ou de caixinha.

Sexta-feira: chame seu filho para ajudar na cozinha, ofereça a ele alimentos saudáveis e dê a liberdade para que ele monte o próprio sanduíche e escolha o sabor de seu suco de frutas.

Lembre-se de sempre colocar uma garrafinha de água na mochila. A higiene diária da lancheira e o armazenamento dos alimentos também são importantes.

Veja dicas para preparar um sanduíche saudável e divertido para as crianças:

×
Faça do Bolsa de Bebê
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter