Dicas de alimentação para crianças nas férias

Estimule os pequenos a comer frutas, legumes e verduras
por Marina Lopes

Os pequenos esperam o ano inteiro pelas férias escolares, o período em que eles mais brincam, gastam energia e aproveitam o tempo com a família e amigos. Nesse período, é importante oferecer às crianças uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para fortalecer o organismo e introduzir o paladar a novos sabores.

Leia também:

10 superalimentos que ajudam no desenvolvimento infantil

Leite de soja pode fazer mal aos bebês

Café da manhã melhora o rendimento escolar

De acordo com a nutricionista da Mundo Verde, Flávia Morais, a hidratação merece atenção especial nos meses de verão. “Deve-se tomar em abundancia água, sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas. Alimentos que hidratam, ao mesmo tempo em que alimentam, como melão, melancia, lichia, entre outros, também são excelentes opções para levar aos passeios na bolsa térmica”, afirma.

Como inserir frutas e legumes na alimentação infantil

Incentive as crianças a consumir legumes, verduras, saladas cruas e frutas, que são alimentos de fácil digestão e repletos de vitaminas e minerais.  “Uma dica para aumentar o consumo desses alimentos é incluir o tempero da salada, mas é importante evitar molhos pesados, como o rose ou outros à base de maionese, por exemplo, dando preferência ao azeite, ao vinagre e ao limão”, indica Flávia.

Evite deixar à disposição dos pequenos alimentos com excesso de açúcar e ricos em gordura, como chocolate, salgadinhos e bolachas recheadas. Substitua-os por legumes temperados e cortados, como tomate, pepino ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

Sanduíches naturais são excelentes opções para os lanches da manhã e da tarde, mas não substituem refeições. “Deixe o prato mais atrativo colocando beterraba, cenoura, pimentão, tomate, entre outros alimentos coloridos e nutritivos, assim, as crianças terão mais vontade de comer”, ressalta. Que chamar os pequenos para ajudá-la a preparar um sanduíche em forma de boneco? 

Alimentos ricos em vitamina C reforçam a imunidade e protegem contra gripes e resfriados. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula). Misture essas duas opções e crie sucos refrescantes e saborosos. O melhor, quando possível, é não coar.

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box