Cuidados com o bebê na praia

Saiba o que é indicado nas férias de verão
por Marina Lopes

O litoral brasileiro é o destino mais procurado pelas famílias para aproveitar as férias de verão, mas o passeio à praia exige cuidados especiais quando um bebê está incluso.

Leia também:

Três praias brasileiras para levar bebês e crianças

A partir de quando o bebê pode tomar sol?

Como manter o bebê fresquinho no calor

Pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Marcelo Reibscheid dá algumas dicas importantes do que deve ser feito para curtir os dias quentes e cuidar da saúde do bebê.

Horário para tomar sol

Todo bebê deve ser levado para passear no começo da manhã. O ideal é evitar o pico do sol, que acontece entre 10h e 16h. Se a família estiver na praia e desejar permanecer, certifique-se de que o bebê está à sombra e fresquinho. Protetor solar pode ser usado a partir de seis meses.

Banho de mar

A partir dos seis meses os bebês podem tomar banho de piscina e com um ano, de mar. Contudo, é fundamental que os pais se certifiquem da qualidade da água. Uma alternativa para divertir a criança pequena na praia é montar uma piscininha inflável e deixá-la com água doce sob o guarda-sol.

Lenços umedecidos

Tenha sempre lenços umedecidos na bolsa. Eles são úteis para limpar o bumbum do bebê sempre que necessário e também ajudam a tirar areia das mãozinhas quando a brincadeira acabar e for hora de comer alguma coisa.

Brincar na areia

O ideal é que o bebê se sente sobre uma esteira ou canga, pois a areia gruda na pele e pode incomodá-lo. À medida que ele cria mobilidade, pode brincar livremente na areia. O contato com o ambiente faz com que ele crie anticorpos, mas é importante evitar lugares que circulam animais e ficar atenta para que ele não leve areia ou objetos estranhos à boca.

Fraldas

Quando os bebês ainda são pequenos, melhor irem de fraldas descartáveis. Após os dez meses, já podem usar sunga ou biquíni.

Hidratação

Se o bebê tiver mais de seis meses, ofereça água com frequência. Os pequenos sentem calor e sede da mesma maneira que nós e desidratam com facilidade. Mantenha-o sempre fresquinho para garantir o bem-estar e evitar o surgimento de brotoejas.

Categoria:

Leia também: