Brincadeiras para o domingo de Páscoa

Brincadeiras podem diminuir a ingestão de chocolate deixar o dia mais divertido
por Beatriz Helena

A Páscoa é sempre lembrada pela quantidade de chocolate ingerida. Porém, para os pequenos, isto pode ser um problema. Os ovos de Páscoa são feitos de chocolates ricos em gorduras e açúcares que, além de não serem saudáveis para a alimentação infantil, ainda podem causar indisposições gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômitos.

Veja também:

Páscoa para bebês: galeria de fotos criativas

Ovinhos de Páscoa podem ser decorados pelas crianças

Receita de ovo de Páscoa de colher

Segundo a nutricionista Paola Nunes, da Clínica Super Healthy, de São Paulo, uma opção para deixar o dia mais divertido e saudável é trocar os chocolates por atividades com toda a família.

Brincadeiras para a Páscoa

Brincadeira em família substitui ingestão exagerada de chocolate Brincadeira em família substitui ingestão exagerada de chocolate (Crédito: Thinkstock)

Para deixar o dia mais divertido e sem complicações pela ausência ou diminuição na quantidade de chocolate, deixe as crianças avisadas antecipadamente de que a Páscoa deste ano será diferente. Além de estabelecer um combinado, o aviso ainda aguça a curiosidade do pequeno, que estará esperando ansiosamente pelas novidades.

Oficina de máscara

Com papel cartão ou cartolina, elástico, tesoura sem ponta, tinta, glitter e lantejoula é possível criar uma oficina muito divertida. As crianças podem ser estimuladas a criar diferentes estilos de máscara de coelho para toda a família.

Cortar, pintar e colar estão entre as atividades preferidas das crianças, mas, além disso, estimulam a criatividade, a coordenação motora e aumentam o vínculo entre os membros da família.

Oficina de ovos

Ovos de galinha pintados à mão são uma tradição. Deixe a criatividade dos pequenos criar Ovos de galinha pintados estimulam a criatividade dos pequenos (Crédito: Thinkstock)

Ovos de galinha pintados à mão pode ser outra opção de brincadeira divertida e histórica. Além de estimular a criatividade no momento da confecção dos ovos, ainda é possível contar toda a história, desde o surgimento do costume no Egito até o que o ovo significa – vida, nascimento e ressurreição.

Para esta oficina, bastam alguns ovos de galinha cozidos, tintas e pincel.

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, vale combinar com a família, com os amigos do condomínio ou com os vizinhos a troca de ovos de Páscoa pintados. Fitas, lacinhos e caixinhas podem deixar o presente ainda mais caprichado.

Historinhas

No final da tarde, vale reunir os pequenos e explicar a origem da Páscoa ou contar histórias com coelhinhos. Para isto, utilize fantoches, que deixarão o momento ainda mais divertido.

A brincadeira pode ser continuada com crianças maiores. Estabeleça que todos devem sentar em roda e continuar a história. Por exemplo, o primeiro conta uma frase (“o coelhinho saiu de casa”), o segundo precisa repetir a frase anterior e continuar a história. O terceiro repete tudo o que já foi dito e acrescenta um novo capítulo... e assim por diante.

Caça ao ovo

Caça aos ovos Caça aos ovos é brincadeira para os pequenos e para os maiores (Crédito: Thinkstock)

Se não tiver jeito de fugir do ovo de chocolate, não tem problema. Neste caso, combine com toda a família que cada criança receberá apenas um chocolate. Para deixar a entrega divertida, faça uma caça ao ovo.

Se as crianças forem maiores, deixe bilhetinhos com dicas espalhados por toda a casa até que elas possam achar o esconderijo do coelho. Já para as menores, aposte no caminho do coelhinho. Faça patinhas de coelho por toda a casa para que, seguindo o caminho, o pequeno encontre seu ovo.

Para fazer as patinhas, separe tinta guache branca, passe na lateral do punho fechado e carimbe no chão. Com a ponta dos dedos, termine a os dedinhos do coelho.

Leia também: