Mamar deitado pode causar otite no bebê

Otorrino explica como e por que esse problema comum acontece
por Ana Toledo

A amamentação merece atenção especial da mamãe, seja ela no peito ou na mamadeira. Posição e ritmo certos para amamentar podem ajudar o bebê a se alimentar nos seios e isso também vale para o objeto. Cuidados básicos podem evitar alguns problemas graves, como inflamações de ouvido. Isso mesmo! De acordo com o otorrinolaringologista Ulisses José Ribeiro, mamar deitado pode causar otite na criança.

Leia também

Qual a melhor posição para o bebê dormir?

Dividir cama com bebê eleva risco de morte súbita

Soluços em bebês. O que significam?

Segundo o especialista, a posição é errada porque deixa a criança mais suscetível a essa infecção interna e externa no ouvido. Isso porque no caso de um refluxo ascendente do leite, ele pode atingir a tuba auditiva, provocando o problema.

“Isso é muito comum e, muitas vezes, a mãe não percebe o que causa a doença”, afirma o médico. Os sintomas da otite podem se apresentar como febre alta, perda de apetite, otorreia (secreção nas orelhas), dor aguda e sensação de ouvidos tapados.

Qual a melhor posição para amamentar?

Os especialistas recomendam que a alimentação do bebê seja feita com a criança sentada ou em posição diagonal, sempre. Outro cuidado essencial é colocar o bebê para arrotar. O arroto pode evitar o regurgito da criança.

Créditos: Thinkstock Jeito certo de mamar é com a cabeça mais elevada do que o resto do corpo (Créditos: Thinkstock)

Categoria:

Leia também:

Facebook Comments Box