Bebê vomitando: o que fazer?

Mariana Bueno

Do Bolsa de Bebê

A regurgitação, também conhecida como refluxo, ou seja, o ato de colocar o leite para fora após amamentar, é normal entre os bebês. Mas muita gente confunde a regurgitação com o vômito, que, segundo o pediatra Moises Chencinski, não é normal em nenhuma situação. "O regurgitar, na maior parte das vezes, não provoca nenhuma reação de desconforto na criança, não interfere na evolução do peso, não apresenta outros sintomas associados", diz.

Leia também:

Bebê com tosse: o que fazer?

O que significam os soluços em bebês

10 dicas para cuidar do bebê recém-nascido

Já vômito costuma ocorrer como sintoma de alguma alteração na saúde do bebê. "Quando a criança demonstra dor, sofrimento, perda de peso (aguda-desidratação ou crônica), sintomas respiratórios, outros sintomas digestivos, sintomas gerais (prostração, febre, etc.) e quando o vômito do bebê vem acompanhado de náuseas (a maior parte das vezes) é hora de ficar atento e entrar em contato assim que possível com o pediatra", alerta.

O que fazer quando o bebê vomita

bebe-vomitando-2Os problemas mais comuns que causam os vômitos são refluxo gastroesofágico, intolerância à lactose, bronquite, crise asmática, amigdalite, verminoses, meningite, infecções no geral, entre outros.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico em um bebê que vomita muito, melhores as chances de se resolver o problema. "Enquanto aguarda o contato do pediatra, pode ser oferecido líquido (soro, soro caseiro) por boca, em pequenas quantidades a intervalos curtos (20 a 30 ml a cada 15 minutos) para tentar manter a criança hidratada. Muitas vezes, essa simples atitude é capaz de manter a criança hidratada e favorecer sua recuperação", garante.

Categoria:

Tags:

Leia também:

Facebook Comments Box